segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Atividade - Revirando o Baú 1ª parte

A atividade dessa semana será dividida em três partes. A primeira parte consiste em procurar no blog mãe atividades sobre autenticidade e veracidade e criar uma atividade para outro grupo. 

Escolhemos, para essa primeira parte, a atividade do dia 08 de dezembro de 2012, sobre Autenticidade e Veracidade - A Missão, o qual criaremos uma situação com pelo menos um documento no qual possa se discutir situações relativas à autenticidade e à veracidade, de acordo com o capítulo 01 de Luciana Duranti .

Então, vamos a situação: 

Josefina, a usurpadora.

Serafina é irmã gêmea de Josefina; elas moram em uma casinha em Niquelândia, interior do Goiás, junto com os cinco filhos de Serafina. 

Serafina é beneficiada pelo Programa Bolsa Família. Durante a noite, Serafina tem um ataque cardíaco fulminante e falece. Josefina desesperada porque iria perder o benefício do programa e teria que criar os cincos filhos da irmã sozinha, troca de identidade; a certidão de óbito é registrado no nome de Josefina. 



Comente sobre a autenticidade e veracidade dessa certidão de óbito, de acordo com o texto supracitado de Duranti.

________________________________________________________________________________

Para complementar as respostas dos grupos a partir das discussões ocorridas em sala.

  Como Josefina assumiu o lugar de sua irmã e tomou posse de todos os documentos da falecida, para ela todos eles são autênticos e verídicos. Mas, a veracidade de tais documentos poderá ser contestada podendo fazer com que eles se tornem inverídico pelo novo contexto da informação. 


3 comentários :

  1. Segundo Duranti, um documento só é autêntico quando possui todos os elementos que comprovem sua autenticidade, já um documento falso é aquele que possui elementos que não correspondem com a realidade.
    A certidão de óbito cumpre todos os requisitos de comprovação de sua autenticidade - timbre do órgão expedidor, carimbo, assinatura do responsável legale outras características, porém sua veracidade está comprometida devido ao fato do teor do texto ser inverídico/falso.
    Nesse caso, fica comprovada a autenticidade pela emissão da certidão de óbito ter sido feita cumprindo todos os requisitos comprobatórios, mas a veracidade está prejudicada.

    ResponderExcluir
  2. O desafio proposto foi bem interessante, pois envolveu a análise do texto da Luciana Duranti para que pudéssemos basear nossa resposta. Também foi criativo e bem elaborado.
    Sem pontos negativos.

    ResponderExcluir
  3. Grupo Arquivo Libertário responde:
    http://arquivolibertario.blogspot.com.br/2013/09/revirando-o-bau-parte-ii.html

    "Un documento es auténtico cuando presenta todos los elementos para proceerlo de autenticidad"
    Com base nessa afirmação feita por Duranti podemos concluir que a certidão de óbito é autêntica uma vez que possui todos os elementos que garantem sua autenticidade (criado pelo órgão competente, segue todo o trâmite necessário para sua criação, contém assinatura de pessoa competente, carimbo).
    Entretanto este não pode ser considerado verídico uma vez que as informações nele contidas não são verdadeiras.


    O grupo achou o desafio proposto interessante e foi passado de forma clara e objetiva.

    ResponderExcluir