quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mais sobre autenticidade e veracidade




Vasculhando o blog de diplomática descobri que tem muitos textos interessantes e bem didáticos em atividades propostas em semestres passados.
Como o tema veracidade e autenticidade não é fácil, e diga-se de passagem causa uma confusão mental, resolvi colocar parte da explicação de uma atividade sobre o tema, a qual - particularmente - achei muita didática.

Sobre autenticidade e veracidade

Autenticidade e veracidade são características documentais complementares, que tendem a serem confundidas pelo senso comum. A autenticidade diz respeito à geração de um documento e às qualidades que o legitimam para que ele possa exercer a plenitude de sua função administrativa, inclusive em termos legais. Por exemplo, as decisões de uma reunião somente terão valor efetivo se forem anotadas em uma ata e se a referida ata estiver revestida de autenticidade, ou seja, se realmente for resultante daquela reunião e se realmente tiver sido aprovada pelos participantes da reunião, devidamente registrada e contar com o tipo adequado de informações dispostas de modo tradicional (para atas). Eventualmente, a mesma reunião pode ter tomado decisões que não se efetivaram ou ter incorrido em erro na análise de algum assunto. Os aspectos referentes ao conteúdo do documento dizem respeito à veracidade e não podem ser confundidos com a autenticidade. Por mais que uma ata não espelhe exatamente o ocorrido na reunião (por exemplo, a informação sobre um participante que erroneamente foi dado como ausente), se ela seguiu todos os trâmites normais para a sua aprovação ela será sempre autêntica, mesmo que parte de sua informação não seja verídica.
A Reitoria da UnB, em recente nota, informou que procederá ao pagamento integral das URPs atrasadas dos docentes daquela instituição. A nota é autêntica, pois está divulgada no portal da UnB com a rubrica de “nota oficial da Reitoria” (clique aqui para confirmar).
No entanto, a autenticidade não é garantia de veracidade. Isso quer dizer que, a despeito de ser uma nota pública, emanada da autoridade máxima da Universidade, nem todos os docentes irão receber o pagamento integral da URP, conforme pode ser verificado em um contracheque (também autêntico, emitido pelo site do SIAPE) de um docente daquela instituição, no qual os vencimentos referentes às URPs, atuais e atrasadas, não estão contemplados:
 imagem no link abaixo
http://diplomaticaetipologia.blogspot.com.br/2010/04/sobre-autenticidade-e-veracidade.html

outro link que fala sobre o tema:
http://diplomaticaunb2009.blogspot.com.br/2009/06/autenticidade-e-veracidade-dos.html

Esse último link também é da disciplina de diplomática, de alunas de 2009.
 
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário