quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Duplicity - 1ª Parte

Os queridos Claire Stenwick(Julia Roberts) e  Ray Koval ( Clive Owen) vieram dar um rolê no Brasil e adivinhem encontraram uma nota falsa de 100 reais!
E aí, qual a nota verdadeira e a nota falsa?



Boa sorte!

3 comentários :

  1. o Grupo Arquivo Proteico está analisando os documentos propostos pelo grupo.

    ResponderExcluir
  2. Analisando as cédulas propostas pelo grupo, a segunda cédula com certeza é falsa, pois, a imagem que significa república e liberdade tem o rosto do Ronaldinho Gaúcho, apesar de seguir a forma, a espécie, o tipo e o gênero da original. Isso tudo considerando o papel moeda emitido pela casa da moeda, por que, se for em outra situação a cédula pode sim ser verdadeira, por exemplo, um jogo de Banco Imobiliário do Ronaldinho.
    Na supostamente verdadeira.
    Suporte: Papel Moeda
    Forma: Original
    Formato: Segue o padrão determinado pelo Banco Central
    Gênero: Documento textual (leitura/tato), Visual, Holográfica e Iconográfica.
    Espécie: Cédula
    Tipo: Cédula de cem reais (Segunda Família)
    Vale lembrar que a suposta nota verdadeira, pode ser falsa já que pela analise da imagem não é possível observar algumas características como:
    Marca-d'Água: coloque a cédula contra a luz, olhando pela frente da nota (lado que contém a efígie), e observe na área clara à as figuras que representam os animais, em tons que variam do claro ao escuro.
    Número Escondido: Com a frente da nota na altura dos olhos, na posição horizontal, em um local com bastante luz, você vê aparecer o número indicativo do valor dentro do retângulo no lado direito da nota.
    Faixa Holográfica: Ao movimentar a nota, você vê, na nota de R$100 da Segunda Família, o número 100 e a palavra REAIS se alternam, a figura da garoupa fica colorida, e no coral aparecem diversas cores em movimento.
    Alto-Relevo: Pelo tato, você sente o relevo em algumas áreas da nota da Segunda Família. Na frente: Nas legendas “REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”; No numeral do canto inferior esquerdo; No numeral do canto superior direito (somente nas notas de 50 e 100 reais); Nas extremidades laterais da nota.
    No verso (somente nas notas de 20, 50 e 100 reais):
    Na legenda “BANCO CENTRAL DO BRASIL”; Na figura do animal; No numeral.

    Referências Bibliográficas
    Banco Central do Brasil. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/htms/mecir/seguranca/roteiro.asp?idpai=cedsusp#Registro_Coincidente. Acesso em: 3 out. de 2013.

    ResponderExcluir
  3. A nota é autêntica porque foi emitida pela Casa da Moeda do Brasil.
    Históricamente ele é aceita porque pertence a segunda família do real que começou a ser emitida em 2010 (nota de cem). As assinaturas contidas pertecem aos atuais Ministro da Fazenda Guido Mantega e presidente do Banco Central Alexandre Tombini.
    Diplomáticamente ele deve possuir elementos no seu anverso como Efíge Simbólica da República, interpretada sob forma de escultura; número 100; marca tátil; as expressões "República Federativa do Brasil" e "Deus seja louvado"; as legendas "100 reais" e "2010"(ano de aprovação do design da cédula); faixa holográfica; quebra-cabeça; elementos fluorescentes; marca d'água; fio de segurança; alto-relevo; microimpressões; número escondido. No reverso, as expressões "cem reais" e "Banco Central do Brasil"; o número "100"; as microchancelas e a dupla numeração da cédula, uma localizada no canto inferior esquerdo e a outra, fluorescente, no canto superior direito; gravura de uma Garoupa; alto-relevo; microimpressões; elementos fluorescentes; número escondido; assinatura dos atuais Ministro da Fazenda e presidente do Banco Central.
    Possuem ainda 7cm de altura e 15,6cm de comprimento.

    ResponderExcluir